fbpx

5 pilares da saúde e longevidade do seu pet

Um pet saudável vive mais e mais feliz! E como pais de pets, é tudo o que queremos.

Mas o que é realmente necessário fazer para os nossos peludos avançarem em idade com uma boa saúde?

No mundo acelerado e no estilo de vida agitado em que vivemos hoje, é fácil se perder em tantos conselhos. Mas entre tantos conselhos, uma única palavra não pode jamais sair da sua cabeça: PREVENÇÃO. Ela com certeza fará toda a diferença na qualidade de vida do seu peludo.

Por isso, hoje vamos falar sobre seis coisinhas relativamente simples que você precisa fazer, como forma preventiva, para o seu pet ser mais saudável e viver uma vida longa ao seu lado.

1-) MEIO AMBIENTE

Da mesma forma que conosco o ambiente em que eles vivem influencia diretamente na saúde e consequentemente no tempo de vida deles.

Os fatores ambientais estão diretamente relacionados com o estilo de vida: tipo de alimentação, prática de exercícios físicos, tempo de descanso, local de abrigo adequado. E os processos epigenéticos (maneira como os genes interagem com o meio ambiente) impactam diretamente na forma com um gene se expressa no organismo. 

Com isso, o meio ambiente é extremamente capaz de levar alterações genéticas no DNA dos animais de maneiras extraordinárias. E essas alterações podem ser boas ou ruins. Muitas vezes são ruins e são as causadoras de inúmeras doenças.

Por isso, pare e observe o ambiente em que seu pet está inserido. O que você pode fazer para melhorá-lo?

2-) NUTRIÇÃO BIOAPROPRIADA

Nos últimos anos, a maioria dos tutores, alimentaram seus pets com uma dieta rica em carboidratos e baixa umidade. E esse tipo de alimento criou um estresse metabólico e fisiológico significativo em nossos pets. Sabemos que esse tipo de alimento se tornou a causa raiz da maioria dos processos inflamatórios e doenças degenerativas que vemos na medicina veterinária hoje. 

Uma vez que cães e gatos são animais carnívoros, o mais adequado seria que eles comessem uma dieta pobre em carboidratos, rica em proteínas e gorduras boas. Um alimento bioapropriado, saudável, com ingredientes naturais conseguimos trazer inúmeros benefícios a saúde deles.

Se queremos proporcionar mais saúde para os nossos peludos devemos nos atentar para a qualidade da água que oferecemos a eles. Se tomamos água filtrada porque não oferecer para eles também, não é mesmo?

Pensando em trazer mais saúde e longevidade aos pets vocês podem e devem adicionar ao alimento dos peludos alguns suplementos naturais e de qualidade que serão extremamente benéficos, como:

  • Probióticos: para a saúde do trato gastrointestinal;
  • Curcumina: um anti-inflamatório natural;
  • Chlorella: para a saúde do fígado e rim;
  • Coenzima Q10: para a saúde do coração;
  • Colágeno: para a saúde das articulações;
  • Ômega 3 e 6: para a saúde da pele e pelo.
  • Spirulina: previne o envelhecimento precoce.


3-) ATIVIDADES

Especialmente os cães precisam de exercícios físicos e estímulos mentais diários para serem saudáveis e bem equilibrados.

É por isso que exercícios, brincadeiras e treinamento devem fazer parte da rotina de cuidados do seu cão. Essas atividades beneficiaram você e a ele. E será uma excelente oportunidade para vocês estarem mais próximos.

Sem exercício suficiente para estimular a mente, alguns cães ficam ansiosos ou acabam destruindo tudo o que veem pela frente.

A prática de exercícios ajuda a conter comportamentos de busca por atenção, como choramingar ou latir.

Cada cão possui uma necessidade diária diferente. E isso depende de fatores como:
– Raça;
– Tamanho;
– Idade;
– Níveis de Energia.

Ao exercitar seu cão, além das caminhadas, você pode adicionar algumas corridinhas para ajudá-lo a fazer os exercícios aeróbicos de que precisa para uma boa saúde cardiovascular.
Agora tanto para cães quanto para os felinos introduzir brincadeiras na rotina diária deles é uma maneira divertida e envolvente de contribuir para o bem-estar dos seus amigos.

Pouco se fala sobre os jogos cerebrais, que são jogos divertidos que você pode jogar com seu pet para ensiná-lo novas habilidades, aumentar sua inteligência e entretê-lo. Existem vários modelos nas lojas. Veja qual deles você acha que seu pet irá gostar mais.


4-) SAÚDE

Monitore a saúde do seu peludo de perto! Para isso leve seu pet ao veterinário 1 ou 2 vezes por ano para check-ups periódicos. Alterações de saúde detectadas no comecinho têm muito melhor prognóstico, podendo muitas vezes, ser revertidas. Além disso, você deve encontrar um veterinário que tenha os mesmos princípios de tratamento e valores que você. 

Uma medida simples e comprovadamente importante para a manutenção da saúde deles, maior longevidade e prevenção do surgimento precoce de diversas é a manutenção do peso. Veja direitinho com o seu veterinário qual seria o peso ideal para o seu peludo.
A saúde do pet também se aplica a boca e aos seus cuidados. Sabemos o quanto é difícil escovar os dentinhos deles. Mas essa prática é de extrema valia.

A inclusão de banhos-de-sol, prevenção de degenerações articulares, principalmente para os animais de grande porte e o estímulo ao sistema imunológico deles, são outras práticas que você deve incluir com mais frequência para aumentar o tempo ao lado deles.


5-) ASSEIO
Como parte dos cuidados à saúde do seu amigo e prevenção de problemas futuros, você pode seguir esta lista de checagem, uma vez por mês. Dessa forma, você pode ajudar a detectar quaisquer sinais precoces de doença ou lesão.

Este exame de saúde em casa consiste em verificar e limpar: orelhas, olhos, nariz, boca, pelo e pele, patinhas e as unhas, articulações. Observar a cor, odor e aspecto da urina e fezes. Presença ou não de pulgas e carrapatos.

Os cuidados com a higiene deles é importantíssima. Banhos e tosas podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Tudo depende da raça do seu pet. Lembre-se que a tosa higiênica não pode faltar no pacote de banhos do peludo.

Com tudo isso em dia, pode apostar que o seu cão será muito mais feliz, calmo, companheiro e, mais importante: saudável por longos anos.

Agora pense: Será que seu pet está vivendo a sua melhor vida?

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Atendimento AN Pets
Iniciar bate papo