fbpx

ABRIL LARANJA – Mês Mundial do Combate aos Maus-Tratos (parte 2)

ABRIL LARANJA – Mês Mundial do Combate aos Maus-Tratos parte 2

Na semana passada, falamos sobre a criação dessa iniciativa importante que é o Abril Laranja, Mês Mundial do Combate aos Maus-Tratos. Falamos também sobre como a legislação brasileira define “maus-tratos” e como identificar esse tipo de crime.

Agora vamos falar sobre o que podemos fazer quando percebemos ou somos testemunhas de atos de violência contra os animais. A diferença pode e deve começar por nós!

Onde denunciar?

As denúncias de maus-tratos podem ser feitas em:

  • delegacias;
  • para a Polícia Militar por meio do telefone 190, em casos de flagrante;
  • para o Ministério Público, caso a autoridade policial se recusar a registrar a ocorrência.
  • secretarias municipais e estaduais de Meio Ambiente;
  • para o Ibama, através da Linha Verde, número: 0800 61 8080), especialmente se envolver animais selvagens, silvestres ou espécies exóticas;
  • Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), em casos que incluam profissionais da área.

O Estado de São Paulo possui a Divisão de Investigação sobre Infrações de Maus-Tratos a Animais e Demais Crimes contra o Meio Ambiente, responsável por investigar de forma especializada ocorrências dessa natureza. O Estado conta ainda com a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa) que possibilita denunciar casos de maus-tratos e violência recorrentes via internet. E ainda o Disque Denúncia Animal, que atende por meio do 0800 600 6428. Por fim, ainda temos a Web Denúncia.

Para maior efetividade, é extremamente importante que as denúncias sejam embasadas com provas físicas do delito, como fotos, vídeos, áudios ou testemunhas. Antes de denunciar, é preciso planejar para onde o animal será levado (algum Lar Temporário, ONG ou até mesmo um lar definitivo) pois infelizmente a polícia ou as outras entidades não acolhem esses animais.

Nunca esqueça que eles dependem, exclusivamente, de você como tutor ou delator para a sua sobrevivência e bem-estar. E você já pensou como você pode ajudar alguma causa animal? Aproveite o Abril Laranja, Mês Mundial do Combate aos Maus-Tratos, e junte-se a nós!

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Atendimento AN Pets
Iniciar bate papo