fbpx

Alimentação Equilibrada para Cães

Alimentação Equilibrada para Cães

A grande maioria das famílias consideram seus pets como membros da família e a preocupação em suprir as suas necessidades é uma preocupação constante para seus tutores que atualmente tem à disposição uma gama de produtos de alta qualidade à disposição de seus pets. E pode ter certeza que essa preocupação vai muito além de uma alimentação equilibrada para cães.

Para que os cães cresçam, se desenvolvam e tenham uma vida saudável é essencial uma alimentação saudável, equilibrada e balanceada, que contenha nutrientes que supram todas as suas necessidades, para ter uma ótima qualidade de vida e muita saúde.

É ideal que o tutor tenha essa preocupação e com outros fatores que influenciam diretamente na saúde do animal. Mas aí surge a dúvida. O que seria uma alimentação equilibrada?

Os componentes básicos que devem compor uma alimentação equilibrada são água, proteína, gordura, carboidratos, vitaminas e minerais, todos com papel importante no funcionamento e desenvolvimento do organismo. Já falamos sobre isso aqui no nosso Blog, dá uma conferida.

A necessidade de uma alimentação equilibrada para cães requer nutrientes específicos para cada tipo de animal nas mais diversas fases da vida, isto é, desde filhotes até cães idosos. Com isso ajudamos a determinar um correto manejo alimentar coerente com cada fase visando um ótimo estado de saúde, desenvolvimento e qualidade de vida.

Alimentação Equilibrada para Cães: as fases da vida

Os cães assim como nós humanos passam por fases da vida. E nessas fases diferentes eles também possuem necessidades nutricionais diferentes:

  • Filhotes: O filhote tem um nível de energia mais alto. Ele está no começo da vida, é curioso, esperto e quer se divertir. Claro que as personalidades mudam e alguns podem ser mais tímidos. Mas no geral, dentro do círculo familiar, principalmente, os filhotes são mais agitados. Isso reflete na alimentação do filhote. É preciso oferecer um alimento adequado para filhotes que contém os valores nutricionais e energia ótimos para desenvolvimento saudável, correto e otimizado do pequeno;
  • Adultos: Nesta fase, o animal não gasta tanta energia e nem precisa desenvolver mais nada no organismo, como no caso dos filhotes. Eles precisam de um alimento com menos energia do que os filhotes, com uma variedade de nutrientes e níveis seguros que mantenha sua saúde em dia e que supra todas as suas necessidades para mais disposição e vitalidade;
  • Idosos: Os níveis de energia nessa fase caem muito e as necessidades nutricionais mudam bastante. Precisamos priorizar alguns nutrientes e diminuir outros, como proteínas e sódio. Por isso, a mudança para um alimento específico para eles é necessária. Dessa forma, evitamos problemas com obesidade, renais e tantos outros. Nessa fase é ideal ter acompanhamento de um veterinário com mais frequência. Por isso, não alimente o seu cãozinho com alimentos que não sejam destinados a fase de vida em que ele se encontra. Caso contrário, os prejuízos serão grandes.

Absorção dos alimentos

Muitos tutores não sabem, mas o tipo de alimento que o seu cão ingere interfere no volume e odor das fezes. Pois é! O tipo de alimento também interfere na quantidade de comida que o cão vai precisar ingerir. E mesmo querendo proporcionar uma alimentação equilibrada. Se o tutor fornecer um alimento com baixo valor nutricional ou energético, o cão irá precisar comer mais.

Embora existam muitos avanços na nutrição animal em termos de pesquisas científicas, muitos animais ainda estão adoecendo por causa de alterações nutricionais, seja pelo excesso ou por deficiência prolongada de alguns nutrientes na dieta. Muitas vezes isso acontece pela escolha errada da alimentação. Oferecer por conta própria apenas um tipo de alimento sem variar os ingredientes ou em quantidades inadequadas são erros que levam a consequências desastrosas.

E é sempre bom lembrarmos que nem sempre um animal alimentado é um animal nutrido. Por isso, é muito importante nos atentarmos se a alimentação fornecida fornece os nutrientes necessários. Nutrição é prevenção! Sempre busque fornecer alimentos de empresas idôneas e que foram recomendados pelo seu veterinário de confiança.

Além de uma alimentação equilibrada, os cães também precisam de outros cuidados para manter uma vida saudável, como água fresca a sua disposição, exercícios físicos, idas regulares ao médico veterinário e vacinas em dia. Siga nossas páginas nas redes sociais para receber toda semana dicas de cuidados!

Esses cuidados em cada fase de vida do pet são fundamentais para criar o seu amiguinho de quatro patas de forma saudável e segura, garantindo o seu bem-estar. Dessa forma, você terá por longos anos recompensas como amor, fidelidade e muitos lambeijos!

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Atendimento AN Pets
Iniciar bate papo