fbpx

Enriquecimento Ambiental: quais os benefícios? (parte 1)

Enriquecimento Ambiental quais os benefícios

Quais os benefícios do Enriquecimento Ambiental? Antes de falarmos sobre eles, entenderemos melhor o que esse termo significa.

Enriquecimento Ambiental nada mais é do que tornar o ambiente em que o cão vive mais dinâmico, atrativo, divertido, interativo através de desafios físicos e mentais, que permitam que eles expressem o seu comportamento natural no ambiente em que ele esteja de forma lúdica e positiva.

Existem diversas categorias de enriquecimento ambiental: social, nutricional, sensorial, físico e cognitivo. Cada um deles tem um objetivo diferente a ser trabalhado com seu filho de 4 patas. Podemos trabalhar o enriquecimento ambiental de várias maneiras: através de brinquedos interativos, pisos diferenciados, atividades que estimulam os sentidos (alimentos, aromas), a socialização, o físico e o cognitivo.

Essa prática proporciona ao seu cão inúmeros benefícios relacionados ao bem-estar, saúde e qualidade de vida, tais como:

  • Maior gasto de energia física e mental;
  • reconexão com os seus instintos, principalmente os de caça (visão e audição);
  • desenvolvimento de habilidades motoras, de memória e raciocínio;
  • redução da agressividade e ansiedade;
  • diminuição do medo e melhora na confiança;
  • animal mais calmo e feliz.

Vamos falar um pouquinho sobre enriquecimento ambiental Nutricional e Sensorial.

Enriquecimento Ambiental Nutricional e Sensorial: maior bem-estar para os cachorros

A própria expressão “enriquecimento ambiental” já nos diz muito sobre o assunto: enriquecer o ambiente, agregar valor, melhorar! Mas o enriquecimento ambiental é muito mais complexo do que apenas melhorar o ambiente para o cachorro.

O Enriquecimento Ambiental Sensorial nada mais é que apresentar situações onde os sentidos (olfato, tato, audição, paladar e visão) serão estimulados e sua curiosidade aguçada. E isso pode ser feito através de inúmeras brincadeiras divertidas, muitas vezes envolvendo comida.

Cães adoram comer e esse interesse pode ser muito bem utilizado pelos pais para enriquecer o ambiente, consistindo em oferecer a alimentação habitual diária e/ou petiscos de diferentes formas e com graus de dificuldade, evitando a previsível alimentação no pote de comida.

Através de diferentes atividades de procura e caça de alimentos geramos estímulos comportamentais característicos deles e proporcionamos maior prazer no momento das refeições. A comida, com certeza, é a melhor opção de estreitar os laços entre vocês!

Na próxima postagem aqui do Blog, continuaremos a falar sobre o assunto, abordando dessa vez os fatores Cognitivo, Físico e Social. Até lá!

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Atendimento AN Pets
Iniciar bate papo