fbpx

Enriquecimento Ambiental: quais os benefícios? (parte 2)

Enriquecimento Ambiental quais os benefícios parte 2

Na semana passada, explicamos o que é o Enriquecimento Ambiental e quais seus benefícios nos âmbitos Nutricional e Sensorial. Agora, vamos saber um pouco mais sobre os enriquecimentos Cognitivo, Físico e Social.

Enriquecimento Ambiental Cognitivo: melhor qualidade de vida para os cães

Quem não gosta de ser desafiado nessa vida? Com os cachorros não é diferente. Hoje os cães são pouco estimulados mentalmente, pois passam muito tempo sozinhos em casa e fazem pouca e repetidas atividades físicas, aumentando rapidamente os processos degenerativos neurais.

Através de jogos, brinquedos, brincadeiras ou situações desafiadoras podemos exigir dos cães o uso do raciocínio, lógica e memória, estimulando a capacidade mental para que eles resolvam os desafios para que seja recompensado, geralmente com o petisco que ele mais adora.

Hoje, já existe no mercado pet jogos específicos para essa finalidade. Mas uma simples garrafa plástica com furinhos já rende uma ótima interação e necessidade de raciocínio.

Enriquecimento Ambiental Social e Físico: seu cão mais ativo e feliz

Cães são extremamente sociais, independentemente da raça. E estar em companhia de outros cães é um dos maiores enriquecimentos sociais que você poderá proporcionar para o seu amigo. É extremamente positivo, tanto no aspecto comportamental (pois aprendem a socializar e respeitar hierarquias) quanto para realização de atividades físicas. Eles vão brincar entre si, testar forças e se esbaldar. Esse tipo de enriquecimento é simples e deve ser feito desde o início da vida do cão. A relação constante com outras espécies, como gatos e humanos, é muito positiva e importante. Por isso, possibilitar a ida a parquinhos ou em creches é super importante e saudável para eles. 

Já o enriquecimento ambiental físico é extremamente interessante de ser realizado, mas talvez um pouco mais difícil de ser aplicado, pois requer alterações no espaço. Todos os cães são verdadeiros atletas e exploradores, justamente por isso precisam de um ambiente enriquecido fisicamente para que possam viver de forma saudável. Áreas de fuga, obstáculos, esconderijos, locais a serem escalados, circuitos ou qualquer outra estrutura desafiadora para eles são bem-vindas no local onde eles passam a maior parte do tempo.

Sabemos o quanto é difícil nos dias de hoje proporcionar todos esses estímulos para os nossos amigos. Principalmente pela falta de espaço nos lares somada a dificuldade em preparar e realizar atividades diárias com eles.

Por isso, busque locais onde proporcionarão experiências interessantes ao seu cão, semelhantes às existentes na natureza, aumentando o bem-estar físico e psicológico deles. As refeições e petiscos da AN Pets são ótimos aliados nesse processo de aprendizagem e estímulos.

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Atendimento AN Pets
Iniciar bate papo