fbpx

Desmame de Filhotes: Nutrindo Futuros Cãezinhos com Alimentação Natural

Olá, queridos leitores do Blog da ANPETS! Hoje trazemos um tema muito importante e especial para todos aqueles que se preocupam com a saúde e o bem-estar dos seus filhotes: o desmame de filhotes com alimentação natural.

Desde 2008, alimentamos nossos cães exclusivamente com alimentação natural (AN), e essa prática tem se mostrado uma escolha acertada em todos os estágios da vida dos nossos queridos peludos. E o desmame não poderia ser diferente!

Aqui na ANPETS, prezamos por um desmame suave e gradual, garantindo que os filhotes tenham uma transição tranquila do leite materno para uma dieta rica em nutrientes e naturalmente balanceada.

O Desmame com AN: Quando e Como Começar

A primeira pergunta que muitos criadores e tutores têm é sobre o momento certo de iniciar o desmame com alimentação natural. A resposta é que todos os filhotes podem transitar diretamente do leite materno para a alimentação natural, sem a necessidade de passar pela ração antes de chegar à AN.

Iniciamos a transição alimentar por volta da segunda semana de vida dos filhotes. Se a ninhada for numerosa, a mãe não tiver muito leite ou se a raça tiver um desenvolvimento precoce, o desmame pode começar já na terceira semana, quando os filhotes começam a explorar o ambiente e demonstram interesse por outros alimentos.

O Que Servir no Início do Desmame?

Nas primeiras etapas do desmame, utilizamos carnes magras para garantir a suavidade da transição. Preparamos uma bolinha de carne moída crua ou levemente cozida, adequada ao tamanho das boquinhas dos filhotes, e oferecemos essa pequena porção. Se eles demonstrarem interesse, é o sinal verde para começar o desmame.

À medida que os filhotes começam a comer mais e a mamar menos, por volta da quarta semana de vida, introduzimos uma receita básica de dieta para filhotes.

A Transição Gradual

Nessa fase, escolhemos uma modalidade de alimentação natural, devidamente suplementada e triturada, para facilitar a ingestão das primeiras refeições sólidas. Além disso, adicionamos caldo de ossos à papinha de AN para tornar a transição ainda mais suave e agradável para os filhotes.

Durante esse processo, é normal os filhotes brincarem com a comida, explorando sabores, texturas e cheiros. Podemos usar nossos dedos limpos para esfregar um pouco da papinha nos lábios dos filhotes, estimulando o interesse deles pela comida.

A Importância do Acesso à Mãe

Enquanto promovemos o desmame gradual, é crucial permitir que a mãe tenha acesso aos filhotes o tempo todo. Dessa forma, ela controla o tempo de amamentação e cuidados, garantindo que o processo ocorra naturalmente, de acordo com as necessidades dos filhotes.

Enquanto a cadela estiver amamentando, servimos a ela uma dieta mais rica e caprichada.

Futuros donos vão escolher AN?

Muitos criadores podem ter receio de desmamar com alimentação natural, com medo de que os futuros donos optem por uma alimentação comercial. No entanto, quando os clientes entendem os benefícios e atestam a saúde e vitalidade dos cães adultos criados com AN, a maioria opta por continuar alimentando naturalmente.

Por isso, a AN Pets oferece uma variedade de dietas prontas e a opção de dieta personalizada para quem deseja continuar com a alimentação natural após o desmame.

Proporcione ao seu filhote os benefícios da alimentação natural AN Pets e veja como ele crescer forte e saudável! Cuide do seu pet com carinho e amor, dando a ele o melhor que a alimentação natural tem a oferecer.

Até a próxima!

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Atendimento AN Pets
Iniciar bate papo